Artes Plásticas
Essas artes apareceram na pré-história. Existem distintos modelos da pintura rupestre em cavernas. Até os dias atuais há sempre uma precisão de expressão artística empregando novos meios. É nesse tipo de método que encontramos o uso de novos meios para a criação, invenção e apreciação estética.
Os artistas plásticos lidam com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.
O maior teórico do realismo socialista foi o húngaro György Lukács, para quem o realismo não se limita à definição do que existe, mas se distende à participação ativa do artista na reprodução das novas formas da realidade. Esse preceito foi atribuído na União Soviética por Andrei Jdanov. Em pintura, destacou-se entre os soviéticos Aleksandr Gherassimov. Os retratos de intrépidos trabalhadores produzidos dentro da linha do realismo socialista, no entanto, deixam transparecer um positivismo heroico, mas a ambição realista perde-se na idealização de uma organização social perfeita. Grande número de artistas soviéticos, partidários de uma sociedade de justiça social, mas cerceados em sua liberdade essencial de criar, abandonaram o realismo socialista, deixaram a União Soviética e se integraram aos movimentos artísticos do Ocidente.
O Modernismo revolucionou as artes visuais e a arquitetura. Em vez de retratar eventos e