Marketing empreendedor
Barra de São Francisco –ES
Março/2013
1. O que é Marketing?
Marketing pode ser definido como uma área do conhecimento que “engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade”.
Kotler ainda define marketing como um processo social “por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
A definição do autor, no entanto, tem sofrido modificações em suas diversas obras. Em 1998, Kotler definia Marketing como “a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”. Um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir as oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas.” Na mesma obra, compara a sua própria definição com a de outros autores. Segundo Kotler, o marketing tem sido definido “por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes.
A afirmação, para Kotler, não abrange todo o escopo da matéria e deveria ser ampliado para “A ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles” explicando a seguir que de nada serviria criar ou manter clientes se estes não trouxerem lucros às empresas.
Desde 1960, no entanto, quando a American Marketing Association definiu marketing como “o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”, diversos autores têm publicado os seus próprios entendimentos sobre a definição do termo.
Um entendimento bem aceito, pelos principais autores é aquele publicado pela American Marketing Association, que esporadicamente revê a sua definição. A última revisão feita pelo