Relatório de pesquisa mulheres soro positivas
Textos & Contextos
Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 2, ano II, dez. 2003
Mulheres soropositivas: a visibilidade e a invisibilidade da representação social da Aids*
Francisco A. Kern**
Resumo
O presente artigo compõe-se de uma síntese de Relatório de Pesquisa, estudo desenvolvido junto a mulheres soropositivas e/ou doentes de Aids. Versa sobre a visibilidade e a invisibilidade dos sintomas de vida e de morte em meio aos processos sociais construídos a partir de relações das mulheres soropositivas junto à rede social de apoio.
Palavras-chave: Aids. Mulher. Estigma. Morte. Sofrimento. Violência. Saúde.
Abstract
The present article constitutes the synthesis of a research report, estudy development with women that behaves Sida. Treat of life and death symtoms visibility and invisibility in the middle of social process building in the relations of Sida women next the social net base.
Key words: Sida. Woman. Stigma. Death. Suffering. Violence. Health
Apresentação
Em março de 2002, vinculado ao Núcleo de Estudos NEST – Saúde do Trabalhador, iniciamos um trabalho no Campus Aproximado Vila Nossa Senhora de Fátima, no projeto denominado Ação AntiAids – prevenção e orientação. Este projeto é desenvolvido junto ao setor de Serviço Social do Campus, sendo orientado por nós – professor assistente social – e duas estagiárias de Serviço Social.
Paralelamente ao trabalho do Assistente Social, desenvolvemos a pesquisa junto a 10 mulheres soropositivas que são atendidas pelo Projeto. Esta prática de pesquisa associada ao trabalho cotidiano profissional, nos trouxe a confirmação da singularidade do nosso trabalho porque foi possível assumir a postura de pesquisador de campo, vinculado à natureza da proposta interventiva. Assim, a problemática aqui abordada, nasceu a partir do processo interventivo nas sucessivas aproximações com a realidade dos sujeitos que compõem e fazem parte do nosso processo interventivo.
A