Analises Clinicas
A importância do exame laboratorial vem crescendo através dos anos, além de estabelecer ou até mesmo por muitas vezes determinar o caminho que o clínico deve seguir os exames laboratoriais além de colaborar com o diagnóstico, também tem um papel muito importante dentro da medicina preventiva, concordamos que a clínica é, e sempre será soberana, mas os exames laboratoriais quando bem realizados tem colaborado bastante em várias patologias.
Temos que ter a consciência que os exames laboratoriais, interpretam o que esta acontecendo com o paciente, naquele momento, por isso tem uma curta validade, não adianta, por exemplo, levar ao médico, exames que realizou dois meses atrás. E o mais interessante ainda é estabelecermos uma data para realizar um check-up que seja pelo menos anual, é muito fácil, avaliar as condições que o paciente se encontra, realizando exames básicos anualmente.
O paciente poderá requisitar ao médico que solicite alguns exames para avaliação de sua saúde, como por exemplo:
- HEMOGRAMA: exame útil na avaliação e pesquisa de anemias, inflamações, leucemias, infecções viróticas e bacterianas. È realizado dentro do hemograma os exames de eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além da avaliação plaquetária.
- PROTOPARASITOLOGICO DE FEZES: exame utilizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais, com pesquisa direta de protozoários ou ovos de helmintos.
- URINA TIPO I: exame muito utilizado para a verificação de infecções urinárias, o exame é dividido em três aspectos, avaliações físicas, químicas e microscópicas da urina. Importante colher a primeira urina do dia para a realização deste exame.
- GLICEMIA: teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e