DETECÇÃO E GENOTIPAGEM DE NOROVÍRUS EM AMOSTRAS DE SANGUE E FEZES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM QUADRO DE GASTROENTERITE AGUDA, BELÉM – PA.
3038 palavras
13 páginas
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/CNPqINSTITUTO EVANDRO CHAGAS / SVS / MS
SEÇÃO DE VIROLOGIA
LABORATÓRIO DE ASTROVÍRUS E NOROVÍRUS
TÍTULO DO PROJETO:
DETECÇÃO E GENOTIPAGEM DE NOROVÍRUS EM AMOSTRAS DE SANGUE E FEZES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM QUADRO DE GASTROENTERITE AGUDA, BELÉM – PA.
RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES: AGOSTO DE 2013 A JULHO DE 2014
ORIENTADOR: Yvone Benchimol Gabbay
BOLSISTA: Germano Alves Quinderé Neto
CURSO: Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
ANANINDEUA- PARÁ
JULHO DE 2014
Introdução
A gastroenterite aguda (GA) ainda é uma das principais causas de mortalidade em crianças menores que cinco anos de idade em países em desenvolvimento, precedida apenas pela pneumonia, contribuindo para o alto índice de mortalidade infantil pós-neonatal no Brasil (Brasil, 2012). Apesar da redução do número de óbitos associados a doenças infecciosas diarreicas, que em 1980 atingiu 4,5 milhões de crianças, a incidência da doença não diminuiu na mesma proporção, sendo ainda um grave problema de saúde publica em países com elevada desigualdade social (Oliveira, 2010). Em 2012, mais de 600 mil crianças de zero a quatro anos de idade foram a óbito por esta agravo ao redor do mundo (WHO, 2012).
Os principais agentes virais causadores de gastroenterite em crianças são: rotavírus do grupo A (RVA), norovírus (NoV) e adenovírus entéricos (AdEVs). O NoV vem ganhando destaque em diversos estudos como um dos principais responsáveis por internações por GA, sendo a causa mais comum de surtos por gastroenterite não somente em adultos como em crianças e imunocompetentes, mas também em pacientes imunocomprometidos (Frange et al., 2012; Escobar et al., 2013).
Estudo realizado por Carmo (2008) indica que na Europa no período entre 1995 a 2000, ocorreram 3.714 surtos de gastroenterite viral, sendo 85% destes causados por NoV. Apenas nos Estados Unidos a estimativa é que estes vírus são