modelo de diagnostico
ADELIANE MARINHO DA SILVA
MODELO DIAGNÓSTICO DE CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES
XEXÉU – PE
FEVEREIRO/ 2014
ADELIANE MARINHO DA SILVA
MODELO DIAGNÓSTICO DE CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado ao Profº. Elissandro Morais da disciplina de Administração de Conflitos, no terceiro período do curso de Pedagogia do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural, como requisito parcial para obtenção da nota.
XEXÉU – PE
FEVEREIRO/ 2014
Na literatura, existem dois modelos para a descrição e a análise dos conflitos nas organizações: MODELOS ESTRUTURAIS E MODELOS PROCESSUAIS.
MODELOS ESTRUTURAIS, identificar e compreender as condições gerais de desenvolvimento do conflito, alguns deles restringem o foco à natureza humana e as relações intergrupais, há outros autores que propõem enfoques mais abrangentes para as relações conflitais.
MODELOS PROCESSUAIS: busca compreender e descreve a dinâmica da situação de conflito, no comportamento das partes envolvidas no processo conflitas.
Pode – se construir uma abordagem diagnóstica do entendimento do conflito, composta por três níveis de análise, a saber.
Análise Estrutural do conflito
Análise Dinâmica do conflito
Análise Diacrônica do conflito
ANÁLISE ESTRUTURAL DO CONFLITO
Nota- se que, numa análise estrutural de um conflito, além das partes agirem conforme suas predisposições e previsões relativas ao desenvolvimento do conflito, também atuam segundo as forças de jogo nas negociações da situação conflitante, as pressões exercidas sobres elas.
Estilos de Comportamento
Competição: busca satisfação dos interesses, independentemente do impacto que isto possa causar na outra parte envolvida; tenta convencer a outra parte de que sua conclusão está correta e a dela está equivocada; leva a outra parte a aceitar a culpa por um problema qualquer.