Modelo de despacho
Trata-se de Ação de indenização por abandono afetivo proposta por ----------- em desfavor de -------------
Afirma a autora, em síntese, que após a separação de seus pais, as visitas do genitor começaram a ficar escassas, não lhe dando mais atenção e, em razão do ocorrido, tornou-se uma criança com problemas psicológicos. Na sua adolescência sofria Bullying na escola e, na fase adulta passou a ter dificuldades nos relacionamentos conjugais. Hoje se submete a tratamentos psiquiátricos e psicológicos, que ficam em torno de R$510,00 (quinhentos e dez reais) por mês.
Alega que em virtude do abandono sofreu prejuízo de ordem moral, requerendo por fim a antecipação dos efeitos da tutela para determinar que o requerido forneça o custeio com os seus tratamentos e remédios mensais no valor de R$510,00 (quinhentos e dez reais).
Breves Relatos, decido.
Em uma análise superficial dos autos, verifica-se a verossimilhança nas alegações do autor quanto à imputação que atribui ao requerido, caracterizando assim a efetiva possibilidade do dano alegado em razão do abandono afetivo praticada pelo genitor. O art. 227 da CF dispõe:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional n° 65, de 2010)
Observa-se ainda que se encontram presentes os requisitos do art 273 do CPC. A prova inequívoca resta demonstrada pela robusta documentação acostados as fls 15/17, sendo que o fundado temor de dano irreparável se configura quando da comprovação das despesas da autora com tratamentos e remédios mensais em consequência do abandono pelo requerido e do risco que há caso não se