texto tecnico
Apresentação do módulo
Neste módulo, você aprenderá identificar os elementos do texto técnico para produzi-lo de acordo com as normas e padrões vigentes. Iniciaremos diferenciando redação técnica, científica e literária. Em seguida, apresentaremos os elementos que constituem o texto técnico e como se caracterizam os diferentes textos usados na correspondência oficial.
Objetivos do módulo
Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de:
Identificar e caracterizar os tipos de textos;
Redigir os seguintes tipos de correspondência oficial: relatório, ofício, ata, exposição de motivos, memorando, requerimento, despacho e o email.
Aula 1 - Redação Técnica, Científica e Literária
Como você estudou anteriormente, tanto na vida pessoal como na vida profissional, as pessoas se deparam a todo momento com a necessidade de produzir textos que, muitas vezes, não foram ensinados, ou tantas outras espécies de composição das quais sequer ouviram falar nas salas de aula por onde passaram, tais como: um manual de instrução, a descrição do funcionamento de aparelhos, relatórios, resumos e resenhas científicas, artigos, dentre outros gêneros de textos.
Texto científico é o texto que revela pesquisa e rigor científico e tem como objetivo a publicação em revistas especializadas ou livros. O texto científico é representado pelos artigos científicos, monografias, teses, papers e resenhas.
Texto técnico é o texto mais relativo às profissões. É fundamental nas atividades organizacionais públicas e privadas e é representado pelos memorandos, circulares, requerimentos, relatórios, avisos, atas, dentre outros.
No entanto, as redações técnica e científica vão apresentar características que são regidas pelos mesmos princípios básicos: clareza (coesão e coerência), correção, obediência às normas gramaticais e objetividade. Por isso, a expressão redação técnica/científica será utilizada neste curso em um