Modelo de análise swot
Desenvolvida por Albert Humphrey a análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats) é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico utilizada para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização.
Segundo Kotler (2000), a análise SWOT subdivide-se em análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças). A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (econômico-demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais) e significativos agentes micro ambientais (clientes, concorrentes, distribuidores e fornecedores). A análise do ambiente interno refere-se ao resultado de fatores controláveis pela organização, relativamente aos seus competidores diretos, como produtividade da mão-de-obra, inovação tecnológica, capacidade de autofinanciamento das operações, imagem, amplitude da distribuição, localização, entre outros.
* Segue descrição de acordo com kotler (2000) sobre a análise SWOT:
a) Pontos Fortes:
Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem sucedido nestas oportunidades, pontos fortes da organização estão diretamente ligados a análise do ambiente interno referente a vantagens, capacidades, ativos, pessoas, marketing, conforme citado no parágrafo anterior.
Analisando o exposto identifica-se que na franquia O Boticário o maior ponto forte é a tradição da marca, são 33 anos desde sua fundação com um mercado consolidado que busca cada vez mais demonstrar inovação em seus produtos buscando atingir a máxima satisfação dos clientes, suas lojas são padronizadas e oferecem um ambiente agradável a compra, o cliente tem a certeza que encontrará o mesmo produto ofertado com a mesma qualidade em qualquer uma das franquias, contando sempre com um atendimento personalizado e direcionado para cada pessoa, como intuito de atender sempre suas necessidades e desejos.