Fisica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco
Engenharia De Computação
Laboratório de Física III
RELATORIO EXPERIMENTAL 3
LEI DE OHM
Professor: Emir Baude
Acadêmicos: Cristiano Alexandre G. Dal Posso
Igor Gustavo Hoelscher
Luis Felipe Benedito
Vagner Martinello
Pato Branco – PR
27/09/2010
PR
U NIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
1. INTRODUÇÃO
Resistores são dispositivos elétricos com a função exclusiva de transformar energia elétrica em energia térmica.
Em nosso dia-a-dia nos deparamos constantemente com tais dispositivos: chuveiro elétrico, ferro de passar roupa, lâmpada incandescente são alguns exemplos de dispositivos elétricos classificados como resistores.
Contudo, para a aplicação desses dispositivos é necessário conhecimento sobre a Lei de Ohm. Assim, o objetivo do experimento é estabelecer relações entre corrente elétrica, resistência, tensão e potência num circuito elétrico seguindo a teoria sobre a Lei de Ohm.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Para o estudo da Lei de Ohm é necessário conhecermos um pouco sobre as grandezas envolvidas: corrente, tensão, resistência e potência elétrica. Corrente elétrica é uma grandeza escalar que indica a presença de um fluxo de cargas elétricas num determinado material. A intensidade da corrente elétrica é dado em ampère já que está relaciona a quantidade de cargas elétricas que se movem num material em um determinado intervalo de tempo:1
=Δ
Δ
(Equação 1)
A intensidade de corrente elétrica (i) é uma grandeza escalar que fornece o fluxo de portadores de cargas elétricas, através de uma superfície, por unidade de tempo. (COC, (...), p.12)
O sentido da corrente elétrica é oposto ao movimento dos portadores de cargas negativas no condutor.2
A seta da corrente é desenhada no sentido em que portadores de cargas positivas se moveriam, mesmo que os portadores sejam negativos e se movam no sentido oposto. (HALLIDAY, 2009,