Para entender a nálise SWOT
Análise SWOT Aplicada: Conceito e um Estudo de Caso
Entenda a Análise SWOT e veja na prática como Dona Ana, nesse Estudo de Caso hipotético, fez seu negócio crescer como nunca.
Análise Estudo de Caso, por Anderson Fagion
Análise SWOT ou Matriz SWOT é um exercício de reflexão, que nos ajuda a descobrir oportunidades e ameaças num negócio. O modelo SWOT é aplicado na análise de qualquer tipo de cenário, desde a criação de um blog até a gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT se resume a quatro listas que devem ser elaboradas:
1. Lista de características do negócio que o fortalecem, vantagens competitivas;
2. Fragilidades do negócio, desvantagens;
3. Aspectos externos positivos que se usam das forças da empresa para gerar oportunidades de melhoria;
4. Aspectos externos que representam riscos para o cenário.
Origem
O termo SWOT vem do inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades
(Opportunities) e Ameaças (Threats), sendo conhecido no Brasil também como Análise PFOA
(Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
A matriz SWOT ganhou destaque pela primeira vez quando a Universidade de Stanford patrocinou um projeto de pesquisa, nas décadas de 60 e 70, usando dados da lista das 500 maiores empresas da revista Fortune. História da Análise SWOT.
Estudo de Caso
Dona Ana revolucionou sua sorveteria depois de identificar suas oportunidades e ameaças mais relevantes com a ajuda da Matriz SWOT.
Dona Ana faz os sorvetes em casa com amor e carinho, e embora estes sejam deliciosos, faz quinze anos que o mesmo dinheiro entra durante o verão, e 15 anos que os invernos são ingratos.
Com o conhecimento prático que Dona Ana tem de seu negócio e com a ajuda do Modelo SWOT, fica fácil entender as oportunidades e ameaças com apenas uma breve reflexão. O primeiro ponto a refletir são as FORÇAS do negócio. “Que variações no cenário fazem meu negócio prosperar?
Quem é meu principal