Modelo Caderno de Campo
Descrição: Quatro aulas em que se conta com a presença de Victor Anderson e eu.
Tivemos um problema nessa aula em que preferi nem realizar feedback das aulas do Victor pois Anderson abandonou a sala em nossas mãos nas ultimas duas aulas por causa de uma reunião. Esse dia também não há gravações.
2ª aula 6ºC
A aula foi conduzida por Anderson que realizou correção no quadro das tarefas dadas na aula anterior conduzida pelas bolsistas.
Na condução da correção dessas tarefas, o professor utiliza uma noção de completar para determinar as frações que representa as situações em destaque na atividade. Porém, vejo que os alunos não compreenderam muito bem a noção de numerador e denominador.
3ª aula 6ºA
A aula também foi conduzida por Anderson que esqueceu de trazer as fitas de papel e resolveu realizar uma retomada desenhando uma representação das fitas no quadro.
1º tira
2ª tira
3º tira
4ª tira
numerador e denominador;
Aluna: Denomina a dor da gente.
A: Lembram da barra de chocolate, eu dividi;
A aula passa então para a equivalência entre as partes das fichas
A: Tem que pegar dois um quarto para dar o meio: ao falar isso divide a fração no quadro;
Conforme ele foi explorando as frações e suas partes, ele percebeu que os alunos não estavam compreendo. Então ele passa a utilizar o giz. Ou seja, há uma mudança de objeto visando repetir a contextualização por ele.
A: Vamos ver um oitavo naquele meio;
A: Mas vai dar na mesma;
A: Cabe dois pedacinhos de um oitavo em um quarto.
Aluno: Professor, isso é possível porque as tiras tem a mesma regularida.
A: Regularidade?
Aluno: Tamanho, dimensões.
A: Sim.
Aluno: Eu chutei isso.
Andersom se esquece de trabalhar a leitura de frações e passa então para os alunos realizarem como atividades e tarefa as questões 1, 3 e 7 conforme indica o plano.
4ª aula 6ºC
Descobrimos então que Andersom não poderá atuar e deixa a sala sob a responsabilidade de Victor e minha. Para essa turma