banco de dados
Na maioria dos países de primeiro mundo, as empresas utilizam um profissional especialista para cada área. O analista de sistemas e o programador executam cada um a sua tarefa. Já no Brasil, o profissional de informática tenda a agrupar todas as funções numa única pessoa. Em sua opinião, porque isso acontece?
Acredito que seja porque hoje em dia as empresas estão bem exigentes e querem um profissional que tenha conhecimento em várias áreas, podendo assim trabalhar em qualquer uma quando for necessário.
A competitividade está muito grande, então as pessoas estão buscando se aprimorar cada vez mais, e quanto mais áreas elas conhecerem, mais chances elas tem de entrar para o mercado de trabalho.
Eu penso que diante da falta de profissionais mais qualificados em determinada área, alguns profissionais estão se tornando generalistas, conquistando mais espaço e agregando mais valor ao seu trabalho. Assim, as empresas estão procurando profissionais com competências diversas ao invés de exigirem apenas um tipo de profissional, o que não ocorre fora do Brasil.
Acredito que acontece no Brasil essa tendência a grupar funções numa única pessoa, porque as empresas estão exigindo isso do profissiobal. Principalmente com os profissionais de TI, existe essa tendência de multitarefas, pois este profissional acaba se envolvendo com todos os setores da organização e isso acaba abrindo um leque de funções onde o profissional acaba sendo obrigado a se inteirar sobre essas áreas, para poder desempenhar melhor sua função. Também existe o fato da concorrência, se você não ser um profissional com multitarefas, com certeza a organização vai achar outro que seja e você acaba desempregado.
Obviamente que existe uma exigência das empresas atualmente em um cenário que poderá mudar e também pelo fator de que o brasileiro tem alta capacidade para efetuar múltiplas funções.
Por que no Brasil oumentou-se muito a competitividade na área