cultivo do cajueiro
Introducao…………………………………………………………………………………………………………………………………………2
Introducao
Ế com muita satisfacao que apresentamos este trabalho de agro – pecuaria.
Este trabalho tem como objetivo auxiliar o nosso estudo e aprendizagem sobre o cultivo de cajueiro.
Este trabalho esta organizado em 15 capitulos.
Usamos a internet e livros para pesquisar.
1.Cultivo do cajueiro
O cajueiro (anacardium occidentale l.) pertence ao genero acardium e familia anacardiaceae. E a unica especie do genero domesticada e aproveitada. Algumas outras especies sao utilizadas no programa do melhoramento genetico. O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju preparam-se sucos, mel, doces, passas, rapaduras. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim.bDele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.
Muito antes do descobrimento do Brasil e antes da chegada dos portugueses, o caju já era alimento básico das populações autóctones. Por exemplo: os tremembé já fermentavam o suco do caju, o mocororó, que era e é bebido na cerimônia do Torém.
Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.
De suas fibras (resíduo/bagaço), ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju". Com arquitetura de copa tortuosa e de diferentes portes. Na natureza existem dois tipos: o comum (ou gigante) e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 12 metros de altura, mas em condições muito propícias pode chegar a 20 metros. O tipo anão possui altura média de 4 metros.
2.Origem e distribuicao
Ế uma planta tropical, originada no brazil, disperso em quase todo seu territorio. A regiao nordeste com uma area plantada superior a 650m hectares, responde por mais de 95% da producao nacional, sendo os estados do ceara, piaui, rio grande do norte, bahia os