Projeto Caju
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CAJUCULTURA
(capacitação)
COORDENAÇÃO: EGBERTO TARGINO BOMFIM
DEZEMBRO/2010
1- JUSTIFICATIVA
O cultivo do cajueiro no Ceará abrange todos os municípios do litoral estendendo-se até a diversos municípios do semi-árido, constituindo-se em muitos locais como uma das poucas opções de exploração agrícola.
O Ceará é o maior produtor de castanha do país ocupando em 2009 uma área de 400.000 hectares e produzindo em torno de 130.000 toneladas, segundo dados do IBGE.
Trata-se de uma cultura de relevante importância social e econômica sendo responsável pela ocupação de 200.000 pessoas por ocasião da colheita, e gera ao longo do ano 25.000 empregos direto, no campo, 60.000 indireto e 15.000 empregos diretos no processamento industrial da castanha, do pedúnculo e dos seus derivados.
Sua exploração, em nosso estado, ainda tem predominância de plantios com caju comum, de idade avançada, porte alto, submetidos a manejos inadequados e consequentemente alcançando baixos níveis de produtividade, em torno de 260 kg/ha.
Sabe-se, no entanto, que existem tecnologias disponíveis para a cajucultura possíveis de reverter a situação atual, tais como: utilização de clones mais produtivos, substituição de copas em cajueiros improdutivos, controle integrado de pragas, novas técnicas de colheita e póscolheita, outras. Portanto o projeto teve como principal foco de ação o trabalho de assist ncia técnica aos produtores familiares beneficiários, através da realização de eventos como: cursos para técnicos sobre a cadeia produtiva do caju, excursões para técnicos e produtores, curso de substituição de copas e processamento de pedúnculo para produtores.
2- OBJETIVO GERAL
Difundir e transferir tecnologias junto aos produtores familiares visando o aumento de sua produção e produtividade.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a difusão e transferência de tecnologias geradas e/ou adaptadas que