Sistema Circulat Rio
CIRCULATÓRIO
Prof. Dr. Eulâmpio José da Silva Neto
SISTEMA CIRCULATÓRIO
• O sistema circulatório está composto pelos sistemas
circulatório e linfático, cuja função, de um modo geral, é enviar nutrientes para os tecidos, retira os restos catabólitos dos mesmos, transportar hormônios e ainda promover a defesa imunológica do organismo.
SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGÜÍNEO
• O sistema circulatório sangüíneo está formado por:
• Coração, órgão central do sistema.
• Artérias, vasos que levam sangue centrifugamente em
relação ao coração.
• Veias, vasos que levam sangue centripetamente ao coração. • Capilares, vasos microscópicos onde há a liberação e captação de elementos.
CORAÇÃO
• Órgão muscular, oco, localizado na cavidade
torácica, em uma região denominada mediastino médio, que através de ondas rítmicas ejeta o sangue para as artérias, para que o mesmo seja distribuído pelos diferentes órgãos do corpo. O músculo cardíaco está composto por fibras estriadas involuntárias especializadas na condução de estímulos e contração rítmica. Dois terços do coração está localizado à esquerda do plano mediano e um terço à direita. Seu tamanho no homem oscila entre 280 e 340 g e na mulher de 230 a 280g.
MORFOLOGIA EXTERNA DO
CORAÇÃO
• O coração apresenta a forma de um cone truncado com
uma base e um ápice. A base é a porção larga do coração formada pelos átrios direito e esquerdo. Nela saem (artéria aorta e tronco pulmonar) e entram (veias cavas superior e inferior e veias pulmonares) os grandes vasos da base. Estes grandes vasos da base são os principais responsáveis pela sustentação do coração na cavidade torácica
MORFOLOGIA EXTERNA DO
CORAÇÃO
A base é circundada pelo sulco coronário, que tem seu percurso interrompido pelo cone arterioso. Este sulco separando a base do restante do coração. O ápice é a porção afilada do coração formada pelo ventrículo esquerdo. O eixo maior do coração, que vai da base ao ápice parte da direita pósterosuperior e se dirige para a