Modelo AP II Direito Aplicado Aos Neg Cios 1
AP II – DIREITO APLICADO AOS NEGÓCIOS
Fulano de tal
RGM – 1000000
1 - Considerando, hipoteticamente, que um determinado supermercado, que cede vagas de estacionamento para seus clientes, registrou uma grande quantidade de veículos furtados ou roubados e que, após diversas ações judiciais contra o estabelecimento, este foi condenado a indenizar os seus clientes vitimados e, ainda, considerando que esse supermercado constitui uma sociedade em nome coletivo, como essa indenização se daria, caso o patrimônio da empresa não fosse suficiente?
R.: Considerando que o supermercado constitui uma sociedade em nome coletivo, mesmo que a indenização seja superior ao capital social da empresa, os bens individuais dos sócios serão utilizados. 2 - No caso específico da sociedade em nome coletivo, até onde vai a responsabilidade dos sócios em uma indenização?
R.: No caso da sociedade em nome coletivo, os sócios terão responsabilidade ilimitada e solidária perante as obrigações assumidas pela empresa, ou seja, cada sócio responderá ilimitadamente e isoladamente por qualquer obrigação social da empresa.
3 - Você consegue identificar qual a limitação das diversas formas de sociedades empresarias, em questões similares, de reparar danos, e qual o limite dos sócios de arcar com à indenização, se esta atinge seu capital integralizado ou poderá atingir seu patrimônio, além da empresa?
R.:
1 - Sociedade em nome coletivo:
Cada sócio responderá ilimitadamente e isoladamente por qualquer obrigação social da empresa, ainda que o montante apurado do capital seja superior ao valor do capital social, se a dívida da empresa for superior ao seu capital, os bens individuais dos sócios garantirão o seu resgate.
Podem os sócios, no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um.
2 - Sociedades em comandita simples:
Esta espécie de sociedade possui dois tipos de sócios: comanditados e comanditários.
Os