Modelo alimentos devidos pelo genitor
Autoras..., crianças aqui representadas por sua genitora ... qualificação..., por intermédio de sua procuradora, conforme mandato em anexo, com escritório profissional na Rua ..., vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 229 da Constituição Federal e na Lei n.º 5.478/68, requerer
ALIMENTOS
devidos por ...., pelos motivos de fato e de direito a seguir apresentados:
I – DOS FATOS
As Autoras são filhas do Requerido, conforme atestam as certidões de nascimento anexas.
Ao término da convivência entre a representante das Autoras e o Requerido, este deixou de prestar assistência às filhas. Desde a separação, as Autoras moram com a mãe e recebem a visita do pai, que não demonstra qualquer interesse em proporcionar o devido auxílio para a garantia do sustento das filhas.
O Requerido tem o dever alimentar amparado pela Constituição. Tendo em vista que ele possui atualmente vínculo empregatício, deve colaborar para o sustento de suas filhas com um salário mínimo.
II – DO DIREITO
Devido ao vínculo de parentesco entre as Autoras e o Requerido, este tem o encargo alimentar em relação àquelas que deve ser imediatamente satisfeito, consoante o artigo 229 da Constituição Federal. De acordo com os ensinamentos de Arnaldo Rizzardo:
"O dever de prestar alimentos integra o dever de assistência que incumbe aos pais. Enquanto relativamente aos demais parentes o Código Civil atribui a simples obrigação, no tocante aos filhos incapazes dispõe mais profundamente. (...) Há de se entender que a necessidade alimentar é presumida. A necessidade de alimentos presume-se em favor dos filhos menores, competindo ao obrigado a prestá-lo provar que deles os mesmos não carecem" (RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Família. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005, p. 754).
O Tribunal de Justiça