Modelagem
A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que darão suporte à construção de todo o modelo.
Vou propor um exercício de modelagem de dados para que os conceitos de modelagem conceitual possa ser melhor assimilada. Imagine um banco de dados para uma agência de turismo:
Faça a modelagem de dados (aplique o modelo conceitual apenas), de uma agencia de turismo onde: controle de clientes, com todas as informações detalhadas. Controle de companhias aéreas que tenho convênio com todas as informações detalhadas. Preciso saber quais os vôos e horários que todas as companhias aéreas fazem diariamente, bem como os aviões que serão usados em cada vôo. Preciso saber a origem e o destino de cada vôo. Guardar a tripulação e a lista de passageiros de cada vôo com seus lugares.
Como resolver o problema acima? Teremos de aplicar o modelo conceitual para determinar como os dados acima serão tratados e guardados no banco de dados. Perceba que as informações acima poderão ser facilmente discutidas com o cliente, pois estamos no nível conceitual dos dados.
A primeira coisa a fazer é definir as Entidades(coisas com sentido próprio) e os relacionamentos(ligação entre as entidades), para fazermos isto veremos o post sobre Modelo de Entidade e Relacionamento - MER e depois teremos de definir os atributos de cada entidade, veremos isto no post Análise de Entidade: Atributos simples, compostos e multivalorados. Por fim veremos o post Relacionamento entre entidades: tipos e cardinalidade que mostra como as ligações deverão ser feitas entre as entidades.
Lembrando que a modelagem conceitual é a primeira etapa da modelagem de dados, ficando