Modelagem e análise de controle usando redes de petri
Anderson Pereira de Sousa Silva, Cauê da Silva Coser, Antônio Ronaldo
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
As máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) representam um grande avanço no uso da automação nos processos industriais atuais. Além de rápidas e versáteis essas máquinas são muito precisas e confiáveis, garantindo peças praticamente perfeitas com a mínima intervenção humana no processo de fabricação.
As pesquisas para o desenvolvimento do CNC iniciaram-se durante a Segunda Guerra Mundial, da união de esforços entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a US. Air Force (Força Aérea Norte Americana). Tal iniciativa partiu da necessidade de produzir peças de precisão e em grandes lotes para os aviões utilizados na guerra. (MOREIRA, 2010)
A primeira demonstração prática de uma máquina CNC ocorreu em março de 1952, e o relatório final do novo sistema somente foi publicado em maio de 1953. Desde então elas começaram a se modernizar e ao longo do tempo foram acrescentadas novas soluções e melhorias, como o trocador automático de ferramentas e os equipamentos de controle ponto a ponto. As maiores inovações, entretanto, surgiram após 1977, quando as máquinas começaram a ser equipadas com microprocessadores, obtendo assim maior velocidade de operação e maior precisão de operação com a possibilidade de operação em multieixos.
Atualmente elas podem operar com um número indefinido de eixos, além de trabalhar com recursos gráficos em 3D e com manutenção via internet. (CAPELLI, 2008)
O princípio básico do CNC pode ser observado na figura 1:
Figura 1: Princípio básico de uma máquina CNC
Fonte: adaptação de Rizvi (2010)
2. COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO
Segundo Capelli (2008), CNC é um computador dedicado ao controle de movimento dos eixos de uma máquina operatriz. De fato, entre as grandes vantagens do uso dessas