Modelagem ciclo de vida das codornas
Uma abordagem sobre a criação de codornas em gaiolas
Ana Carolina Aparecida Brandão
Lucas Saraiva Ferreira
Universidade Federal de Ouro Preto
DECEA-Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
João Monlevade – MG anacarolina.apbrandao@gmail.com Universidade Federal de Ouro Preto
DECEA-Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
João Monlevade – MG saraivalucas12@gmail.com Abstract— This article aims to show an approach for modeling a creation of quails and shows data that can be useful for the realization of the model in the real world.
Palavras chaves: modelagem, codornas, ciclo de vida,
TerraME, Vensim, Excel.
I.
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo estudar e apresentar modelos do crescimento populacional de codornas mais uma análise de viabilidade para descobrirmos se é ou não rentável a criação, considerando um ambiente de cativeiro. Serão feitos estudos sobre seu ciclo de vida, como crescem e como se reproduzem. Ao longo do trabalho foram feitos estudos utilizando diferentes softwares e tipos de modelagem para fazer a análise, sendo elas: Excel, Vensim e TerraME respectivamente. Tendo como foco principal entender se a criação de codornas em cativeiro para venda de ovos é algo rentável em vista de diversos cenários econômicos que serão mostrados. II.
B. Variáveis a serem analisadas
Dentre as variáveis que serão analisadas, destacam-se algumas principais citadas a seguir: Espaço físico que deverá ser alocado(lembrando que não foi implementado um modelo espacial, mas durante a analise econômica essa variável pode ser levada em conta para a decisão de quantas codornas serão criadas), tempo de incubação, demanda, proporção de machos e fêmeas, vida útil das codornas, tempo que leva para os ovos chocarem, tamanho da ninhada e retirada de ovos.
C. Ciclo de vida e ciclo reprodutivo
Os ovos das codornas tem tempo de incubação de 15/16 dias, e depois viram