CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Autores
Ana Maria da Silva Arruda
Fátima Teresa Braga Branquinho
Shirley Neves Bueno
Janeiro de 2006
Ciências da Natureza e Matemática
O PAPEL DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
A imprensa escrita ou falada, diariamente, veicula temas relacionados à ciência que desafiam a nossa compreensão, mas que reconhecemos serem importantes para nossa vida (construção de oleodutos, buracos na camada de ozônio, alimentos transgênicos, etc.). Como participar da escolha dos rumos de nossa sociedade se não compreendermos os conceitos científicos envolvidos e os fatores que estão influenciando uma determinada realidade?
Nós, professores, podemos aproveitar a curiosidade natural dos alunos para despertar o interesse por ciência, incentivando o questionamento sobre o que ouvem ou lêem na mídia.
Mas há ainda que se considerar a importância das Ciências em diversas outras questões, que nem sempre estão em evidência no noticiário, mas que são fundamentais para a formação do indivíduo. Por exemplo, o conhecimento do próprio corpo e a compreensão das mudanças que nele ocorrem na adolescência, os cuidados necessários para a prevenção de doenças, os riscos da auto–medicação e os cuidados que devemos ter com a segurança ao lidar com a rede elétrica ou com fogões a gás.
Em um processo que se inicia no ensino fundamental e que se prolonga pela vida toda, as
Ciências contribuem para a compreensão da realidade que nos cerca. Aprender Ciências é aprender uma forma de pensar que deve contribuir para ampliar nossa capacidade de ter uma visão crítica acerca da realidade que vivemos: são necessárias a apropriação de conceitos científicos, a compreensão dos métodos de produção deste conhecimento e a reflexão sobre como as produções da Ciência são rotineiramente utilizadas em nossa sociedade.
Os produtos das Ciências vão se transformando em tecnologias, e alterando o mundo continuamente (comunicação via satélite, energia nuclear,