Caracterizar o ambiente da sub-bacia do Rio do Peixe no município de Nova Lima, Minas Gerais.
A água é um recurso natural de grande importância, essencial para garantir a sadia qualidade de vida e o crescimento econômico e social da população, estando presente na paisagem e no meio ambiente.
A crescente preocupação com o uso indiscriminado e a poluição deste recurso natural, baseado na Lei Federal 9.433/97 a bacia hidrográfica foi considerada como unidade de implementação de gestão de recursos hídricos.
Bacia hidrográfica é uma área natural de captação e precipitação que converge o escoamento para um único ponto de saída o exutório.
A sub-bacia do Rio do Peixe está localizada no Alto curso do Rio das Velhas, compreendem os municípios de Itabirito, Rio Acima e Nova Lima. O Rio do Peixe nasce em Nova Lima da confluência dos ribeirões Marinhos e Capitão do Mato e deságua no Rio das Velhas, em Rio Acima . É uma região que possui vários rios, afluentes do Rio das Velhas.
A sub-bacia está inserida na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Apa Sul RMBH), criada com o objetivo de preservar e conservar o endemismo das espécies e os recursos hídricos devido às interferências antrópicas. A região possui duas grandes bacias hidrográficas: Rio São Francisco e do Rio Doce, que são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população de Belo Horizonte e 50% da Região Metropolitana (CPRM, 2005).
A sub-bacia possui três locais que se destacam pela beleza e opções de lazer que são a Lagoa dos Ingleses, Miguelão e das Codornas, que formam o complexo Rio de Peixe, sistema hidrelétrico construído entre 1904 e 1937 pela Saint John Del Rey Mining Company, antecessora da Morro Velho e hoje AngloGold Ashanti idealizado por George Chalmers.
Um Projeto de revitalização do Rio das Velhas é A Meta 2010, que tem como foco a realização de obras de saneamento para melhorar a qualidade da água das principais sub-bacias da região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a sub-bacia do Rio do Peixe está inserida, o