Mobilização Social no dia da mulher
Acadêmicos: Liege Brustolin e Vanessa Pereira
Professor(a): Cleony Lopes Barbosa Figur
Fundação Universidade Auto-Vale do Rio do Peixe
1ª Fase – Curso de Direito
11/03/14
1 INTRODUÇÃO
Durante o trabalho vão ser mencionados alguns aspectos históricos e opiniões sobre um fato social que se é visto até os dias de hoje.
2 O FATO
O surgimento do dia Internacional da Mulher ocorreu na virada do século XX, dentre a Segunda Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial, quando acontece a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, freqüentemente perigosas, eram motivo de freqüentes protestos por parte dos trabalhadores.
3 OBJETIVO
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
4 ENTREVISTAS
Foram entrevistadas algumas pessoas. No inicio da passeata alguns pedestres e motoristas ficaram curiosos e ao mesmo tempo espantados com o que estava acontecendo. No final da mobilização a maioria das pessoas mudou sua opinião alegando que era a favor desse tipo de movimento social. A maioria dos comentários feitos pelos entrevistados foi que a mulher está conquistando cada vez mais seu espaço em tudo o que faz. Foi dito também que essas mobilizações são muito eficazes para que haja mudanças na sociedade.
5 FATOS HISTORICOS
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e