Aprendendo codigo SQL
A SQL, Structured Query Language, é uma linguagem de pesquisa para banco de dados relacionais. A maioria das características originais da SQL foram inspiradas na álgebra relacional.
SQL é normalmente pronunciado em português como "esse-quê-ele", porém sua pronúcia correta deveria ser "síquel", do inglês "sequel", ou "alguma coisa que segue outra coisa". SQL é uma brincadeira com o nome da primeira linguagem de consulta QUEL.
Originalmente a SQL foi criada pela IBM, mas logo outras visões baseadas nele foram criadas por outros produtores. Assim, com essa expansão, foi criado um padrão para controlá-la pela American
National Standards Institute, ANSI em 1986, e o ISO em 1987.
A SQL ganhou várias versões conforme ia sendo revisada. Em 1992, 1999 e 2003 quando foi revista, a SQL foi chamada de SQL-92, SQL 3 e SQL: 2003, respectivamente. Na SQL 3 foram inseridas ao contexto da SQL expressões regulares de emparelhamento, queries recursivas e triggers. A SQL: 2003 introduziu características relacionadas ao XML.
Definição de um exemplo
Durante o nosso curso, utilizaremos o exemplo de uma locadora. A seguir, mostraremos as entidades utilizadas junto com seus atributos.
• Cliente (nome, endereco, CPF, data_nascimento, código);
• Associado (RG, nome, cidade, parentesco, codigo_titular);
• Aluguel (codigo_cliente, nome_ filme, preco, data_aluguel, data_devolucao);
• Filme (nome, ator_principal, diretor, genero, idade, copia, duracao).
Considerações Iniciais
Para começar o estudo dos comandos da SQL, alguns conceitos devem ser lembrados:
Transação
É uma coleção de operações que desempenham uma determinada função. Como exemplo, usemos uma locadora de vídeos. Para alugar um DVD é necessário: escolher o filme, verificar a disponibilidade no estoque e depois dar baixa no sistema. Ou seja, todas estas ações juntas são operações que precisam ser realizadas para que a transação de alugar um DVD seja realizada. Entidade
É um objeto ou alguém