DDS Segurança das Mãos
A nossa mão é uma sofisticada estrutura composta por significativa quantidade de músculos, tendões, artérias, veias, nervos e ossos que trabalham em sincronia.
Coisas simples e importantes da vida como apalpar, bater, acariciar, prender, escrever, etc. não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar parte ou todo desse membro.
No trabalho, todos os dias, toda hora, nossas mãos contribuem decisivamente para nos tornar hábeis, eficazes e valiosos.
E apesar da grande importância que as mãos representam no desenvolvimento do nosso trabalho e no atendimento das nossas necessidades, elas estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes, pois a maioria das pessoas não atenta para os cuidados quanto à adequada prevenção contra os riscos.
Principais riscos para as mãos:
Pontos de atrito e enrascamento: são os espaços existentes entre componentes de uma máquina, tais como: engrenagens em movimento, polias, etc.
Pontos de superaquecimento: são locais que geram um calor considerável e que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves. Exemplo: tubulações de vapor, máquinas de solda, motores etc.
Superfícies rotativas: São atividades desenvolvidas com uso de esmeril, policorte, disco de corte, etc.
Máquinas de partida automática: São quando as alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas, funcionem rapidamente;
Adornos: Aqueles que são casados, provavelmente alguma vez já brincaram, dizendo que todos os seus problemas começaram, quando colocaram uma aliança no dedo. Isto realmente pode ser verdade – pelo menos no que diz respeito ao trabalho. Por razões de segurança, não use alianças ou anéis quando estiver trabalhando. Esses objetos podem se prender facilmente ao maquinário ou em outros objetos, provocando um corte grave no dedo, ou pior, uma amputação.
Roupas largas ou soltas: São um perigo diante de