Completo
Ter uma vida digna é um direito de todos e um desafio para países da América Latina no século XXI. Os direitos humanos têm de se fazer possíveis e cotidianos, partindo assim para a visão da democracia.
A democracia é uma ética, (...) capaz de fazer possível a vida digna para todos. A democracia é uma forma de construir a liberdade e a autonomia de uma sociedade, aceitando como seu fundamento a diversidade e a diferença. (TORO, J. B.; WERNECK, N. M. D., 2007, p. 9)
Para se criar um ambiente democrático, é necessária a mobilização social, já que a democracia não pode ser imposta muito menos decretada: tem que ser construída.
A mobilização social é realizada por um grupo de pessoas em prol de um objetivo comum. Dentre esses objetivos, os que já estão previstos na constituição brasileira: Art. 3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I. Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II. Garantir o desenvolvimento nacional;
III. Erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV. Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quais outras forma de discriminação.
A participação é essencial no processo de mobilização. Deve ser considerada uma necessidade para o desenvolvimento social e democrático.
A sociedade não deve focar somente em bens de natureza econômica. Ela necessita ser produtiva em diversos níveis: culturalmente (assegurando escolas e acesso à arte), investir em ciência e tecnologia para desenvolvimento da mesma, politicamente (o povo participando ativamente de decisões de bem comum) e economicamente. (TORO, WERNECK, 2007).
Este relatório tem como principal tema a mobilização social e sua importância para a população (principalmente brasileira). Será um guia para o trabalho voluntário que se realizará junto a Pastoral da Mulher, que promove ações para favorecer a humanização, autonomia e protagonismo das mulheres que se encontram em