Mobilidade Social
A mobilidade vertical ascendente se dá quando um indivíduo passa de uma classe social inferior para uma classe social superior.
A mobilidade social vertical descendente se dá quando um indivíduo passa de uma classe social superior para uma classe social inferior.
A mobilidade social horizontal não ocorre quando uma pessoa muda a sua classe social, mas sim, quando ela passa a ter um prestígio maior em relação ao seu trabalho devido a fatores gerenciais ou profissionais. Ou seja, a mudança ocorre dentro de uma mesma classe social.
Levando em consideração a questão da recente mobilidade social brasileira, é válido ressaltar o enorme crescimento em relação à rápida mudança social nos últimos tempos. Porém, esse rápido crescimento em relação à mudança social não significa dizer que haja uma igualdade social pelo contrário, a situação na qual o país encontra-se é de desigualdade social. Poucos ascendem e muitos descendem. Devido principalmente as exigências em relação ao mercado de trabalho, no qual exige cada vez mais qualificação, implicando uma educação com mais qualidade e especializada, a mudança de classe social passa a não ter um meio termo, ou seja, ou o indivíduo cresce, ou o indivíduo retrai; ou ele mudará de classe social de forma positiva, ou mudará de classe social de forma negativa, ocasionando assim a desigualdade social. Uma importante solução para esse tipo de problema seria o investimento na educação básica e