mobilidade social
ANDERSON DUTRA JOSÉ
FILOSOFIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, solicitado pelo professor Edevaldo de Freitas, na turma 101 do Ensino Médio.
Criciúma, Março de 2014.
O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
A Filosofia surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Neste período, a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de várias partes do mundo. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia.
Antes de surgir o termo Filosofia, Heródoto já usava o verbo filosofar e Heráclito usava o substantivo filósofo. No entanto, vários autores indicam que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo (sem se descrever como tal) e Pitágoras foi o primeiro que se classificou como filósofo ou amante da sabedoria.
A Filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser, além do desenvolvimento como uma disciplina.
Neste contexto, a Filosofia remete à questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a Filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da Filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
A Filosofia pode ser dividida em:
Filosofia do ser - inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas.
Filosofia do