Mkt viral
Com o surgimento da internet, as mídias tradicionais passaram a sofrer o “esquecimento”, já a internet e suas ferramentas são capazes de oferecer informações e entretenimento ao mesmo tempo. Essa nova mídia fez com que o interesse dos consumidores por anúncios tradicionais reduzisse consideravelmente, fazendo com que as agências de publicidade e seus profissionais reagissem a isso, tentando se reaproximar do consumidor.
Na antiga propaganda, o consumidor era o ponto final de uma comunicação baseada numa relação emissor versus receptor, ou seja, as preocupações se encerravam com a assimilação da mensagem pelo consumidor. Na propaganda moderna, essa relação é só o começo da história. O consumidor é reconhecido como o principal potencializador e propagador da mensagem para outros grupos de pessoas. (FIGUEIRA, 2006, p. 58)
A mudança para a digitalização das mídias formou um novo consumidor que prioriza a interação com aquilo que é anunciado. E nessa tentativa de promover a interação entre mensagem e receptor, é que uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por publicitários no ambiente digital: o marketing viral. Ele promove o conteúdo que deseja e gera o compartilhamento “boca a boca” espontâneo nas redes, ele oportuniza aos consumidores o compartilhamento espontâneo de conteúdos, ao mesmo tempo em que promove uma marca.
Uma vez que todo cliente que recebe informações de um amigo pode reproduzi-las e distribuí-las instantaneamente entre dezenas ou centenas de outros amigos, essa forma de marketing por intermédio da Internet foi batizada de ‘marketing viral’. Da mesma forma que uma gripe se espalha por meio de espirro, tosse e apertos de mão, suas ofertas podem agora se espalhar por meio de cartões, cupons eletrônicos e e-mails do tipo convide um amigo. (ROSEN, 2001, p. 190)
Marketing viral é, portanto, o processo de divulgação de uma mensagem publicitária, baseado no seu poder da mensagem tomar