Stc-7
Índice
Introdução 3 O Que é Clonagem? 4 Histórico da clonagem: 5 Tipos de Clonagem 6 Clonagem Natural 6 Clonagem Induzida 7 Clonagem Terapêutica 8 Clonagem Reprodutiva 9 Clonagem de seres humanos 10 A técnica da clonagem 11 Vantagens e Desvantagens 12 Objeções religiosas 13 Conclusão 14 WebGrafia 15
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar e esclarecer algumas dúvidas acerca do tema clonagem.
A palavra clonagem deriva do grego Klon que significa rebento de um vegetal, esta palavra foi incluída na língua inglesa em 1903.
Graças a diversas descobertas permitiu-se o avanço para a clonagem de seres mais complexos, como os mamíferos.
Define-se assim que a CLONAGEM é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
O Que é Clonagem?
Clonagem é um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozoide.
Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas.
As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Ele conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiencia, vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos.
Histórico da clonagem:
- Em 1952 foi efetuada a primeira experiencia do género, a clonagem de rãs a partir de núcleos de células somáticas.
- Em 1970 foram feitas pesquisas com embriões de ratos.
- Em 1979 foram feitas pesquisas com ovelhas.
- Em 1993 cientistas norte-americanos