STC 7 - DR 2
Foi-me proposto, no âmbito da disciplina de Sociedade, Tecnologia e Ciência, fazer um trabalho sobre o tema “Processos e Métodos Científicos”. Neste trabalho vou falar da sociedade de informação, sobre a importância das TIC no meu dia-a-dia, etc.
Para mim a “sociedade de informação” e a “sociedade do conhecimento” estão interligadas, a “sociedade de informação” tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exatas. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.), são precisamente estas criações que o destroem (a poluição, desemprego, etc.). Então entra a “sociedade de conhecimento” que na atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos numa sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais frequentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento.
No meu dia-a-dia sou muito dependente das tecnologias, porque não consigo passar um dia sem usar o computador, telefone ou mesmo o tablet, acho que a nossa sociedade atual é muito dependente das novas tecnologias. A nível de trabalho, vida pessoal e vida social houve uma melhoria e facilidade de vida porque há uma redução de deslocações, usufruindo assim de um espaço podendo ser consagrado ao lazer. Verifica-se também uma diminuição de custos, porque os “teletrabalhadores” vivem no mesmo local onde trabalham perto, caso dos “telecentros”, e assim poupam em