mitose
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase, telófase e intérfase nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico
Fases da Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula até a morte da mesma . Quando ainda esta sendo gerada, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí "não paramos mais" de realizar mitoses.
Esse processo é super importante para continuarmos a nos desenvolver, crescer, repor as células perdidas, entre outros..
A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), com o número total de cromossomos da espécie. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar realmente a divisão.
O processo de divisão é contínuo, e é subdividi-la em fases, onde são: prófase, metáfase,anáfase, telófase e interfase.
Prófase
A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, onde se forma os cromossomos.
Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase.
No citoplasma, o início da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos, que se envolvem radialmente pelas fibras do áster. Cada um dos centríolos resultantes vai migrando para os pólos opostos da célula.
Durante a migração dos centríolos, o hialoplasma vai formando entre eles um conjunto de fibras, constituindo o fuso mitótico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar a zona axial da célula:
Metáfase
Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Pelo