Mitose
Prof. Ronaldo Fernandes
Mundo: Tendências e Desafios
Megatendências Mundiais
Nesta aula pretende-se analisar as principais mudanças que vêm ocorrendo mundialmente nos últimos anos sob os aspectos socioeconômicos e políticos. Essas transformações têm conseqüências diretas sobre as atividades econômicas, tanto de empresas produtoras de mercadorias como de prestadoras de serviços e intermediadoras de recursos financeiros de qualquer país, as quais qualquer país, as quais os dirigentes de empresas e instituições financeiras ao podem, de maneira nenhuma, deixar passar despercebidas. Como resultado dessas transformações, que vêm se dando cada vez com maior intensidade e rapidez, surgiram muitos desafios que os países, especialmente aqueles em desenvolvimento, necessitam enfrentar.
Uma nova configuração surge no panorama mundial, com base nas seguintes características de mudança pelas quais passa o mundo:
a – Declínio econômico relativo dos pólos imperiais (EUA, ex-URSS), que, nas décadas de 60 e 70, dominavam o mundo.
Progressivo deslocamento do centro de gravidade econômico do mundo, uma vez que tem havido um redirecionamento econômico-financeiro do Atlântico (com total predominância dos Estados Unidos e da Europa) para o Pacífico (lado asiático), formado pelo seguinte “tripé”: Japão (que, há muito tempo, é a segunda maior economia global, com aproximadamente US$ 4 Trilhões), os oito tigres asiáticos e, mais recentemente, a China, que vem crescendo a taxas elevadas.
Formação de megabloco comerciais.
Globalização do setor financeiro, comercial e tecnológico.
Desvinculação entre as economias exportadoras de matérias-primas e as economias industriais
Desequilíbrios econômicos mundiais, com marcantes déficits e conseqüente acumulação de dívidas externas, sobretudo pelos países em desenvolvimento e também pelos Estados Unidos e pela ex-União Soviética.
Megablocos econômicos
Um bloco econômico é