Mitose em células vegetais
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: GENÉTICA I
ALUNOS::
RELATÓRIO REFERENTE À AULA PRÁTICA: Mitose em células vegetais
SÃO LUÍS
2012
AULA PRÁTICA: Mitose em células vegetais
1.1 Objetivo
Identificar as diferentes fases do ciclo celular nas células vegetais.
2. Introdução – Fundamentação Teórica
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas.
Nos vegetais, a mitose ocorre em locais onde existem tecidos responsáveis pelo crescimento, por exemplo, na ponta de raízes, na ponta de caules e nas gemas laterais. Serve também para produzir gametas, ao contrário do que ocorre nos animais, em que a meiose é o processo de divisão mais diretamente associado à produção das células gaméticas.
As fases do ciclo celular são:
1. Intérfase: A intérfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em: Período G1, S e G2.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas.
Fases da mitose:
Prófase: é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam originado umas estruturas grossas e curtas – os cromossomos – que vão ser constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero, a membrana nuclear fragmenta-se e o nucléolo desaparece e por fim forma-se o fuso acromático nos polos das células.
Metáfase: A principal característica da metáfase é a disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa