Instrumentação e controle
A Instrumentação, em engenharia, é associada ao estudo teórico e prático dos instrumentos e seus princípios científicos, utilizados para monitorar de forma contínua, ou discreta, o comportamento de variáveis de controle que de alguma forma venham interessar ao homem nas diversas áreas do conhecimento humano aplicado, ou seja, não apenas nos processos produtivos industriais. A simulação de processos é um tema largamente estudado com trabalhos nas áreas mais diversificadas das atividades humanas, variando desde gerenciamento de projetos até atividades industriais como na mineração. Normalmente trata-se de uma ferramenta usada por projetistas e planejadores para responder a perguntas do tipo "o que acontecerá se eu fizer isso ou aquilo".
2- Instrumentação e Controle
Instrumentação é um dispositivo de engenharia utilizado para identificar, medir, gravar ou controlar o valor de uma determinada quantidade de produção das máquinas e equipamentos. Em uma indústria, não importa qual tipo de produto ela manufature, faz-se necessária a aplicação de métodos de controle e medição da eficácia e desempenho de todos os processos de medição.
3- Classificação por Sinal de Transmissão ou Suprimento
3.1- Tipo pneumático
Nesse tipo é utilizado um gás comprimido, cuja pressão é alterada conforme o valor que se deseja representar. Nesse caso a variação da pressão do gás é linearmente manipulada numa faixa específica, padronizada internacionalmente, para representar a variação de uma grandeza desde seu limite inferior até seu limite superior. O padrão de transmissão ou recepção de instrumentos pneumáticos mais utilizado é de 3 a 15 psi no Sistema Inglês.
3.2- Tipo Hidráulico
Similar ao tipo pneumático e com desvantagens equivalentes, o tipo hidráulico utiliza-se da variação de pressão exercida em óleos hidráulicos para transmissão de sinal. É especialmente utilizado em aplicações onde torque elevado é necessário ou quando o processo