Mitose e meiose em células vegetais.
Aline de Queiroz Rodrigues e Vinicius Lima Trindade
Matrícula: 151038100012 e 15103810008
Biologia 1
Mitose em células vegetais
A mitose é um tipo de divisão muito frequente entre os organismos da Terra atual, é um tipo de divisão celular, que serve para formar duas células-filhas iguais a partir de uma célula-mãe. Nos unicelulares, serve à reprodução assexuada e à multiplicação dos organismos. Nos pluricelulares, ela repara tecidos lesados, repões células que normalmente morrem e também está envolvida no crescimento.
Nos vegetais, a mitose ocorre em locais onde existem tecidos responsáveis pelo crescimento, por exemplo, na ponta de raízes, na ponta de caules e nas gemas laterais. Serve também para produzir gametas, ao contrário do que ocorre nos animais, em que a meiose é o processo de divisão mais diretamente associado à produção das células gaméticas.
Na mitose de células de vegetais superiores, basicamente duas diferenças podem ser destacadas, em comparação com que ocorre na mitose da célula animal:
A mitose ocorre sem centríolos: a partir de certos locais, correspondentes ao
centrossomos, irradiam-se as fibras do fuso. Uma vez que não há centríolos, então não existe áster. Por esse motivo, diz-se que a mitose em células vegetais é anastral
(do grego, an = negativo);
A citocinese é centrífuga: ocorre do centro para a periferia da célula. Se
pudéssemos olhar essa região mediana de uma das células, do citoplasma para fora, veríamos, inicialmente, a membrana plasmática, em seguida a parede celulósica primária e, depois, a lamela média.
Abaixo seguem ilustrações da realização da mitose e das estruturas vegetais em que ocorre.
Meiose em células vegetais
Na reprodução sexuada ocorre dois fenômenos, a fecundação e a meiose. Durante o ciclo de vida ocorrem alternâncias de gerações, que consiste na parte do ciclo de vida de um organismo que se inicia com uma célula, dando esta origem a uma estrutura, ou