Mitose
MITOSE
A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, devido ao aumento do número de células e reposição das células mortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.
Fases da Mitose
prófase
prófase: Durante a prófase, ocorre duplicação dos centríolos, a formação de ásteres ao redor dos mesmos e formação do fuso mitótico. Enquanto os cromossomos iniciam a sua condensação, o nucléolo e a carioteca desintegram-se até desaparecer, e os cromossomos ligam-se ao fuso mitótico através do centrômero. metáfase: Os cromossomos atingem o grau máximo de condensação, tornando-se bem visíveis ao microscópio.
Ocupam a região equatorial da célula. Nessa fase, é possível fazer a análise do cariótipo da célula e descobrir se há uma anomalia cromossômica.
anáfase: Separação das cromátides irmãs, que passam a formar cromossomos simples (fita única).
Fibras do fuso tracionam os cromossomos para os pólos. telófase: Ocorre a citocinese, divisão do citoplasma. Os cromossomos descondensam-se e desaparece o fuso mitótico. No final da telófase, temos duas células - filhas idênticas entre si e idênticas à célula – mãe.
Diferença entre Mitose Animal e Vegetal
ANIMAL
VEGETAL astral anastral citocinese centrípeta citocinese centrífuga cêntrica acêntrica
Importante: Os vegetais superiores não possuem centríolo (mitose acêntica), e, portanto, não formam ásteres (mitose anastral).
A citocinese nos vegetais é chamada centrífuga devido à formação de vesículas no centro da célula, que se dividem para periferia. Ocorre a fusão das mesmas, formando uma placa que separa as duas células - filhas.
Citocinese Vegetal
Após a mitose as células-filhas entram em grande atividade metabólica – interfase.
Durante a interfase ocorre intensa síntese de RNA e proteínas nos períodos G1 e G2, e duplicação do DNA no período S.
Durante o ciclo celular, ocorrem modificações na quantidade de DNA, mas não no número dos cromossomos.