Mitos e Verdades sobre a Psicologia
MITO: Psicólogo não tem problemas. VERDADE: Psicólogo não é Deus, não sabe tudo, é
MITO: Psicólogo bate papo. VERDADE: Psicólogo elabora diálogos internos e planeja diálogos externos, faz conversação com finalidade.
MITO: O Psicólogo adivinha e descobre tudo. VERDADE: Psicólogo não tem bola de cristal, estuda e faz ciência.
MITO: A Psicoterapia cria dependência. VERDADE: Psicoterapia é escolha e uma das muitas possibilidades de ajuda.
MITO: Psicoterapia e Terapia são a mesma coisa. VERDADE: Psicoterapia é o estudo da Psicologia. É ciência, não é alternativa.
MITO: Só pessoas problemáticas e fracas procuram o Psicólogo. VERDADE: Qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor, elaborar sofrimentos e criar novas possibilidades na resolução de vida, procura o Psicólogo. "As pessoas não podem e não devem ser classificadas em fracas ou fortes. O que de fato se observa é que há formas diferentes de sentir, expressar e resolver o mesmo problema. Ou seja, as pessoas se comportam de formas diferentes passando pelos mesmos problemas." MITO: O tratamento psicológico não acaba nunca. VERDADE:A Psicoterapia é no tempo de cada um. A individualidade, a problemática e o desenvolvimento de cada pessoa é que define o término do tratamento. " A duração do tratamento é negociada entre terapeuta e cliente. De acordo com a necessidade do caso. Há a possibilidade de se trabalhar com números de sessões pré-determinadas. O que ao seu término poderá ou não justificar o acréscimo de novas sessões. Tal situação será discutida pelo terapeuta e pelo cliente juntos." Quando é necessário procurar um psicólogo? Quando vivenciamos momentos em que nos sentimos desconfortáveis, seja em função de dúvidas, problemas, desejo de reestruturar nossas vidas ou ainda pela necessidade de um maior autoconhecimento.
Vão pensar que estou doente, desequilibrado?
Esta crença esta relacionada com a classificação errônea do psicólogo