cronograma da historia do serviço social
TEMA 1.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
1. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: DO SENSO COMUM AO DISCURSO CIENTÍFICO
O que e Psicologia? Esta pergunta precisa se ser respondida antes que possamos passar nosso estudo sobre a Psicologia da Educação. Neste texto, a compreensão alcançada sobre algumas teorias da Psicologia poderá contribuir para que o educador perceba que mesmo que não identifique seu saber com os conceitos da desenvolvidos pela Psicologia cientifica, ele de fato atua sempre tendo por base a construção histórica deste campo. Isto se configura em grande parte pelo fato de que muitas das praticas educacionais já consolidadas foram estabelecidas ao tomar por base as concepções estruturadas nas varias teorias psicológicas.
Assim, quando o sistema educacional distribui os alunos por faixa etária e estabelece os conteúdos a serem trabalhados com cada grupo, ha nesta pratica uma noção de o desenvolvimento inteligência ocorre gradualmente e que as crianças menores, tem uma capacidade apreensão conceitual em função das características que marcam a sua cognição. Diante disso, conhecer a Psicologia e sua explicação sobre o desenvolvimento psicológico do ser humano, bem como as varias formas de explicação sobre como ocorre o processo de aprendizagem, e uma condição previa para que o professor possa embasar suas propostas e estratégias didáticas, bem como para que possa visualizar quais conteúdos devem ser trabalhados com cada faixa, tendo por base o nível de abstração de cada grupo.
• O Senso comum, a ciência e a Psicologia
Ao iniciarmos um estudo sobre a Psicologia devemos identificar tudo que e habitualmente denominado Psicologia, mas que efetivamente não pertence a este campo do conhecimento. Isto por que de forma cotidiana as pessoas costumam misturar o conhecimento popular e as concepções que são legitimadas pelo saber cientifico. Rossetti (2004) afirma que