Leitura em Família - Jornal televisivo
Jornal Televisivo
Leitura em família – jornal televisivo
No dia 23 de setembro de 2013, segunda-feira, assisti, a pedido da professora de português, o “Jornal Globo News, edição das 18h”, veiculado das 18h até às 19h30min pelo canal pago “Globo News” e apresentado pela Leilane Neubarth. As principais notícias veiculadas na edição foram: “Discurso de Dilma na ONU deve tratar de espionagem”, “Terroristas resistem ao cerco policial em prédio invadido na Quênia”, “Tornado que atingiu o interior de SP foi causado por choque térmico”, “Leilões de Confins e Galeão são adiados para governo mudar editais de licitação”, “Trabalho infantil no mundo caiu um terço desde 2000”, “Dólar fecha em queda após dados positivos sobre a China” e “Maioria dos médicos formados no exterior ainda não está trabalhando”.
Os fatos noticiados pelo jornal são variados, indo desde a economia até a agenda da presidenta Dilma Rousseff e fatos internacionais. Uma característica da edição das 18h do “Jornal Globo News” é o dinamismo, com sua apresentadora, Leilane, se locomovendo pelo estúdio. Há a presença de correspondentes ao vivo, incluindo internacionais, em mais da metade dos fatos noticiados, apresentando-os e comentando-os com a apresentadora. As observações feitas sobre os acontecimentos são para fazer uma reflexão sobre o evento, não induzindo sua forma de pensar. Há uma alternância entre as notícias comentadas, que contam com a presença de convidados ou repórteres e são normalmente de maior relevância, com as de menor importância geradas, em sua grande maioria, por afiliadas da Rede Globo.
O “Jornal Globo News, edição das 18h” é um noticiário agradável de se assistir, que agrega conteúdo aos principais fatos do dia através dos comentários de correspondentes ou convidados especiais. Pelo fato da Rede Globo contar com uma grande estrutura em todo o Brasil e em todo o mundo, não ficamos presos às notícias do eixo Rio-São Paulo, sendo informados com