TRABALHO DE ARQUITETURA
Aluno: Rafael Marques Andrade
1. O que significa ISA em arquitetura de computadores? Pense sobre o tema, pesquise ISA MIPS e ISA Intel.
O Conjunto de Instruções (Instruction Set Architecture – ISA) é a parte do processador que e visível ao usuário ou compilador e funciona como a linha limite entre o software e o harware e corresponde aos níveis de linguagem de montagem (assembly) e de linguagem de máquina.
ISA MIPS é o conjunto de barramentos voltada para a arquitetura MIPS que engloba todas as suas funções e instruções que é utilizado mais em sistemas embarcados como: roteadores, gateways residenciais e consoles.
ISA INTEL começou a aperfeiçoar e definir as informações de sincronização e carga, para forçar a utilização de um padrão definitivo. Estas por sua vez utilizam todos os contatos do slot, enquanto aquelas utilizam somente a primeira camada. 2. Certifique-se que você entendeu porque existem os formatos de instrução R, I e J. O que estes formatos tem em comum e quais as vantagens disto? Resposta:
As instruções do tipo R e I são instruções fixas que seguem sempre linha a linha não apresentando desvios. Elas são instruções imediatas do tipo aritmético, lógico e de condição onde a uma grande interação entre as duas para se resolver problemas aritméticos. Já a instrução do tipo J apresenta desvios podendo saltar linhas do programa partindo de condições que lhes e dado através das outras instruções.
As instruções do código MIPS seguem basicamente cinco passos, busca da instrução na memória, leitura dos registradores enquanto uma instrução é decodificada de forma simultânea, uma operação ou cálculo de um endereço, acesso a um operando de memória; o resultado e armazenado em um registrador.
As vantagens são que todas as instruções do MIPS têm o mesmo tamanho que torna simples a busca das instruções e sua decodificação,