Mitos e verdades sobre as hemorróidas.
Durante a idade média o monge irlandês São Fiacre foi considerado o padroeiro de quem sofria de hemorróida. Ao cavar em um jardim sentou-se em cima de uma pedra e por um milagre foi curado. A partir daí a pedra tornou-se cobiçada para quem procurava a cura.
VOCÊ SABIA?
Varizes nas pernas podem indicar maior tendência a hemorróida.
FIQUE DE OLHO! Especialistas afirmam que pelo menos 80% das pessoas terão problemas com hemorróidas em algum momento da vida .
Existem até quatro graus de hemorróida. Para aquelas de primeiro grau o tratamento recomendado é o CLINICO, por meio de medicamentos, mas algumas pomadas podem ser úteis para trazer alivio temporário dos sintomas.
Atualmente existe um método que se chama LIGADURA elástica que pode ser utilizado nas hemorróidas de primeiro e segundo graus. È um método geralmente indolor ou com pouca dor, sem necessidade de internação hospitalar ou anestesia.
Para as hemorróidas de terceiro e de quarto grau o tratamento é fundamentalmente cirúrgico.
MITOS E VERDADES
1- Pimenta agrava o problema?
Mito. Não, mas quem tem hemorróida para fora, o que torna a pele ferida pela umidade, sente ardor quando evacua após a ingestão de alimento apimentado. Ou seja não afeta o problema, mas causa a dor.
2- Hemorróidas causam câncer?
Mito. Não em alguns casos, o câncer pode ser a causa do sangramento pelo anus e por este motivo não é seguro acreditar que seu sangramento provem de hemorróidas sem antes de consultar um proctologista.
3- Prisão de ventre dá hemorróida?
Verdade. A constipação obriga a pessoa fazer mais força ao evacuar e, assim, os vasos localizados no anus dilatam demais.
PREVENCAO E CUIDADOS DO DIA- A –DIA
Confirmado o diagnostico de hemorróidas o paciente deve adotar uma dieta saudável.
Para que haja um bom funcionamento intestinal devemos ingerir quantidades suficientes de fibras e líquidos. É importante ingerir água para evitar que as fezes fiquem duras. Uma boa regra é beber em