sem titulo
EstudoComunidade
AcadêmicaPerguntas e
Respostas
LoginCadastro
RELIGIÃO E POLÍTICA- ESTADO LAICO
RELIGIÃO E POLÍTICA- ESTADO LAICO
CASSIA LIMA
Enviado por: CASSIA LIMA | 0 comentários
Arquivado no curso de Direito na Asces
Download
denunciar
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR- ASCES
DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL
PROFESSOR: ALEXANDRE COSTA
TURMA: DIREITO 3 NOTURNO
POLÍTICA E RELIGIÃO – ESTADO LAICO
ALUNA: CÁSSIA PATRÍCIA SILVA DE LIMA
CARUARU
2010
1.ORIGEM DO ESTADO LAICO
O termo laico provém do gregro laikos, e quer dizer popular, também pressupõe antes de qualquer coisa a separação entre Religião e Estado, sem que um interfira no campo pertencente ao outro. Esse pensamento surgiu na Europa em resposta as numerosas conseqüências que resultaram da intervenção mutua desses poderes em ambas as esferas de atuação.
Segundo Bobbio o laicismo vem sofrendo derivações no seu significado ao longo do tempo, devido a incorporação de diversos valores das correntes político-filosoficas, que reúnem em si a história das idéias e a história das instituições e podem ser resumidas em duas expressões: “cultura leiga” e “Estado leigo”.Por leigo, entende-se aquele que não faz parte de uma ordem clerical mas pertence ao povo. A expressão cultura leiga passa a ser uma realidade com a evolução idéias defendidas pela filosofia racionalista e imanentista que a rejeitarem a verdade revelada, definitiva, defendem a livre de verdade relativa.
A origem laica do poder foi defendida pela primeira vez na história com a doutrina cristã de são Tomás de Aquino, no século XII, para ele “O Estado (poder temporal) é concebido como instituição natural, cuja