Mitocôndria
Compartimentos:
Cada mitocôndria é envolta por 2 membranas altamente especializadas, uma cobrindo a outra. As membranas mitocondriais externa e interna criam dois compartimentos mitocondriais: um grande espaço interno chamado matriz e um espaço intermembranas (acúmulo de prótons), muito mais estreito.
A membrana externa devido ao fato de conter uma grande proteína formadora de canais(chamada de porina) é muito permeável.
A membrana interna é impermeável a passagem de íons e a maioria das pequenas moléculas, exceto onde uma rota é fornecida por proteínas de transição de membrana. É o sítio de transporte de elétron e bombeamento de prótons, e contém a ATP sintase. A maioria das proteínas embebidas na membrana mitocondrial interna são componentes da cadeia transportadora de elétrons, necessários para a fosforilação oxidativa. A membrana interna é normalmente rica em convoluções formando uma série de invaginações, conhecidos como cristas que aumentam a sua área superficial total. Ela contém proteínas com 3 tipos de funções: aquelas que conduzem as reações de oxidação da cadeia de transportes de elétrons, a ATP sintase que produz ATP na matriz e proteínas transportadoras que permitem a passagem de metabólitos para dentro e para fora da matriz.
A matriz mitocondrial contém uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas e contém somente moléculas que podem ser seletivamente transportadas a matriz através da membrana interna e seu conteúdo é altamente especializado. Ciclo de krebs.
Genoma mitocondrial animal(poucos genes): 37 genes: 13 genes pra proteínas, 22 genes pra RNA transportador e 2 genes pra RNA ribossomal.
Origem das Mitocôndrias: teoria da endossimbiose: ancestral eucarioto com bactérias viventes dentro do citoplasma, ao longo da evolução estabeleceram relação mutualística e assim células eucariotas foram selecionadas.
Proteção da célula: utilização de oxigênio
Mitocôndria é uma organela dinâmica: podem se