Mitocondrias
Função:As mitocôndrias tem um papel crucial na geração da energia metabólica nas celulas eucarióticas. Elas são responsáveis pela maior parte da energia util derivada da degradação de carboidratos e de ácidos graxos, que são convertidos em ATP pelo processo de fosforilação oxidativa. A maioria das proteínas mitocondriais é introduzida em ribossomos citosólicos livres e importada para o interior da organela por meio de sinais específicos. Além disso, dentre as organelas citoplasmáticas as mitocôndrias são unicas pelo fato de possuírem seu próprio Dna que codifica tRNA, rRNAs e algumas proteínas mitocondriais. Assim, a formação das mitocôndrias envolve proteínas codificadas pelo seu próprio genoma e traduzidas dentro da organela, além de proteínas codificadas pelo genoma nuclear e importadas do citosol.
As mitocôndrias são delimitadas por um sistema de dupla membrana, consistindo em uma membrana interna e uma externa separadas por um espaço intermembranas. A membrana interna apresenta dobras (cristais), que se estendem para o interior (ou matriz) da organela. Cada um desses compartimentos desempenha diferentes funções, sendo que a matriz e a membrana interna representam os principais compartimentos funcionais das mitocôndrias.
A matriz contém o genoma mitocondrial e as enzimas responsáveis pelas reações centrais do metabolismo oxidativo. A degradação oxidativa da glicose e dos ácidos graxos é a fonte principal de energia metabólica nas células animais. Os estágios iniciais do metabolismo da glicose (glicólise) ocorrem no citosol, onde a glicose é convertida em piruvato. O piruvato é então transportado para a mitocôndria, onde sua oxidação completa até CO2 produz a maior parte da energia util (ATP) obtida a partir do metabolismo da glicose. Esse processo envolve a oxidação do piruvato em acetil CoA, que é metabolizada de forma similar pelo ciclo de ácidos cítrico na mitocôndria. Assim, as enzimas do ciclo do acido cítrico