Mitocondria
A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. Todo procedimento de respiração, em qualquer organismo, trata-se basicamente da energia, ou seja, a respiração fornece energia para os organismos sobreviverem e a mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração.
Elas são abastecidas por algumas substâncias orgânicas que são utilizadas no processo de geração de energia da célula, como a glicose, que é convertida em energia sobre a forma de ATP.
Esta organela pode ser encontrada em abundância em células que estão presentes no sistema nervoso, principalmente nas extremidades dos axônios, do coração e também de todo o sistema muscular. Isso acontece porque são estas partes do corpo que precisam de mais energia. Ou seja, os músculos permitem toda a movimentação do corpo humano, e por isso mesmo precisa de mais energia.
O coração também precisa de muita energia, já que necessita estar sempre pulsando para bombear o sangue para todo o corpo da pessoa, e por isso uma ação mais efetiva das mitocôndrias são importantes.
A estrutura da mitocôndria é formada pelos seguintes elementos: membrana exterior mitoncondrial; espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores); a membrana mitoncdrial interna; o espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna) e também pela matriz (espaço dentro da membrana interna).
Segundo os estudos que dão conta da origem das mitocôndrias, foram encontradas muitas características semelhantes entre elas e as procariontes, portanto, muitos cientistas acreditam que elas originalmente se derivem das procariotas endossimbióticas.
Outra informação pertinente é que a estrutura circular também é encontrada em procariotas, e a semelhança é estendida pelo fato do ADN mitocondrial ser