Mito e Filosofia
FIL - 1º Ano 1º) MITO: fixa a narrativa no passado;
FILOSOFIA: se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro;
2º) MITO: narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas (Urano, Ponto e Gaia);
FILOSOFIA: explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais (céu, mar e terra).
3º) MITO: não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador;
FILOSOFIA: não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; autoridade: vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos, e não da pessoa do filósofo.
O MITO HOJE
* - As manifestações míticas hoje são formas de encarnações dos desejos inconscientes humanos. * - São criados mitos para responder a esses desejos, os quais a razão não pode preencher adequadamente.
* - Também, pode-se encontrar manifestações que são heranças do passado mítico da humanidade.
Exemplos de manifestações míticas:
1ª) Aquelas que são inventadas pelos desejos inconscientes que existem em todos. Ex: a vontade inconsciente de que o bem vença o mal.
2ª) Aquelas que são encarnações do nosso desejo de segurança. Ex: os heróis nas histórias em quadrinhos são gerados pela nossa vontade de proteção ideal e imaginária.
3ª) Aquelas personagens que são encarnações de tudo aquilo que gostaríamos de ser. Os meios de comunicação mexem com esse imaginário das pessoas, apresentando artistas e esportistas como sendo fortes, saudáveis, com uma profissão de sucesso, ricos.
4ª) Aquelas que foram herdadas por nós pelos primitivos, como é o caso dos rituais de passagem: festas de formatura, de ano novo, os bailes de 15 anos (apresentam, em quase tudo, semelhanças com os rituais primitivos