Mito do mapa da Amazônia nos livros didáticos norte
Resumo do texto e questionário sobre Relevo
Vitória
2012
Rosany Hellen Matos de Paiva Dias
Resumo do texto e questionário sobre Relevo
Vitória
2012
Mito do mapa da Amazônia nos livros didáticos norte-americanos
Por volta de 2000 surgiram boatos de que em algumas importantes escolas (ensino médio e secundário) americanas, no mapa mundi do material de geografia em uso, o Brasil aparece dividido. No mapa em questão, o Brasil seria o território abaixo da região amazônica e pantanal, e o restante aparece como área de controle internacional.
Em outras escolas, professoras pregam o apoio dos alunos a uma intervenção, e se preciso guerra, para tirar a região amazônica dos ‘destruidores da natureza (brasileiros)’.
Segundo o professor e diplomata Paulo Roberto de Almeida os boatos a respeito são recorrentes, sobretudo entre estudantes secundaristas em busca de “confirmação” de algo que vem sendo alimentados por fraudadores profissionais e seriamente motivados, os autores desses boatos permaneceram incógnitos.
Sempre ouvi boatos de que os alunos dos Estados Unidos aprendiam que a Amazônia era uma área internacional, mas sempre tive minhas dúvidas. O texto Mito do mapa da Amazônia nos livros didáticos norte-americanos nos mostra que tudo passa de uma mentira.
Além de o tal livro ter vários erros de inglês há outros problemas como a menção a G-23 (que não existe) e a uma área de proteção da ONU. A ONU não governa região alguma e o sistema de tutelas deste organismo está extinto há tempos. A embaixada dos Estados Unidos já se pronunciou sobre o assunto e eles também julgam a coisa como uma farsa mesmo.
O texto nos ensina que nem sempre podemos acreditar em tudo que ouvimos por aí.
Questões de Relevo
01. A Lagoa dos Patos originou-se graças à:
a) formação de uma restinga x
b) ocorrência de uma fossa tectônica.
c)