Misturas e separa o de misturas
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. As misturas são classificadas em Heterogêneas (apresentam mais de uma fase) e Homogêneas (apresentam uma única fase). Em geral as misturas não tem propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem. A grande maioria dos materiais ao nosso redor é formada por misturas. Por exemplo, a água do mar não é formada só por água, mas ela está cheia de sais minerais que as águas das chuvas e os rios retiraram ao passar por rochas, além de micro-organismos, areia e gases dissolvidos nela. O solo é uma mistura de areia, sais minerais e materiais orgânicos (materiais com carbono oriundos de animais e vegetais). O próprio ar que respiramos também é uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o gás nitrogênio e o gás oxigênio. Até vapor de água há no ar.
Para separar uma mistura podemos usar os seguintes processos heterogênea:
Decantação: solido + liquido
Filtração simples: solido + liquido
Centrifugação: solido + liquido
Decantação por funil: liquido+ liquido
Dissolução fracionada: solido +solido
Para misturas homogêneas
Destilação simples: solido +liquido
Destilação fracionada: liquido+liquido
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
Todas as fases são sólidas
Catação - Os fragmentos são catados com a mão ou pinça. Ex.: separar arroz do feijão.
Ventilação - Separação do componente mais leve por corrente de ar. Ex.: separar a casca do arroz.
Levigação - Separação do componente mais leve por corrente de água que arrasta o componente menos denso. Ex.: separação de minérios.
Flotação - Separação por um líquido de densidade intermediária entre dois sólidos de densidades diferentes. O sólido menos denso flutua no líquido. Ex.: separação do ouro do seu minério com o auxílio de mercúrio líquido.
Dissolução fracionada - Separação por meio de um líquido que dissolve apenas um componente e não dissolve